sexta-feira, 30 de maio de 2014

Photoshop: Fala que eu te escuto.

photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/metabolico/809618775/">Felipe Morin</a> via <a href="http://photopin.com">photopin</a> <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/">cc</a>

O Photoshop é a ferramenta mais incrível de pós-tratamento para fotografia, quando falamos em moldar nossos pixels ele estará lá.Mas antes do photoshop não havia manipulação? Sim, o photoshop é uma extensão de ideias que nasceram em laboratórios analógicos.
Vou mostrar uma ferramenta que exemplifica bem isso o burning e dodging, que siginifica queimar e proteger.
Quando estamos ampliando uma imagem em um laboratório analógico, a luz do ampliador passa pelo negativo e atinge o papel fotográfico que é sensível a luz. Então, quanto mais luz passa, mais escura fica a imagem e quanto menos luz passa, mais clara a imagem ficara. Daí vem a ideia de proteger a imagem ou fazer com que a luz atinja só aquele lugar.





A ideia é bem simples e foi transplantada para o photoshop.
A fotografia de vários fotógrafos passaram por este processo, mas é claro que não desmerece a genialidade deles. Só é uma coisa que eles não gostam muito de tocar no assunto.

©Sebastiao Salgado, Brasil, 1980. Printed by Jean-Yves Bregand.

Dodge & Burn no Photoshop

Arte no laboratório analógico


Para que quiser aprender comigo em breve mais uma oficina sobre este e outros assuntos.
zardosx@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário