segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Crianças chorando...

Bruno Amadio, ou "Giovanni Bragolin" (1911-1981), foi um pintor italiano que ficou famoso entre as décadas de 1970 e 1980 ao pintar quadros de crianças chorando que foram vendidos em vários lugares do mundo. Também era conhecido como Franchot Sevilha, Bragolin e J. Bragolin. As pinturas apresentam uma variedade de crianças chorando olhando melancolicamente para a frente. Eles são chamados "Gypsy Boys", embora não há nada especificamente que os ligue ao povo Romani.

O romani ou români (rromani ćhib) é o idioma dos Rom e dos Sintos, povos nômades geralmente conhecidos pela designação de ciganos. Pertence ao ramo indo-ariano proveniente do grupo linguístico indo-europeu. Não deve ser confundido com o romeno e o romanche, que são línguas latinas

Tudo acima saiu da Wikipedia

Bruno Amadio assinava seus quadros como Giovanni Bragolin. A suspeita de ser pactário para alcançar a fama, diz a lenda que sonhava torturando crianças.

Foi associado a seus quadros forças malignas, tendo o poder de queimar casas. A também a sensação de que o quadro observava os moradores, causando um efeito 3d macabro. Grande parte de seu trabalho foi pra fogueira.




Bruno Amadio
Eu sou extremamente cético mas gosto muito desta história, por que a arte tem o papel de ser perturbadora também, uma pintura é um tanto de tinta, em um tando papel ou pano.













 A fotógrafa Jill Greenberg já fez um trabalho parecido, mas não vi ela dizendo que teve Giovanni Bragolin como referência. Pode ser pura conhecidencia mesmo. Isso acontece o tempo todo quando vamos compor uma musica, criar um desenho etc. Achamos depois algo parecido.
A Jill é uma fotógrafa super competente, concilia uma ótima iluminação com pós-tratamento de imagem super refinado.  


















Um comentário:

  1. Impressionante trabalho vale a pena rever pinturas BRUNO AMADIO,criou polemicas na época e tão atual quantas crianças choram hoje refugiadas, pobrezas e fome

    ResponderExcluir