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Nu artístico, é a designação dada à exposição do corpo de uma pessoa nua em diversos meios artísticos (pintura, escultura ou, mais recentemente, cine e fotografia). É considerado uma das classificações acadêmicas das obras de arte.
A nudez na arte refletiu pelo general os padrões sociais para a estética e a moralidade da época na que a obra foi realizada. Muitas culturas toleram a nudez na arte mais do que na vida real, com diferentes parâmetros sobre o que é aceitável. Assim, num museu no qual se mostram obras com nus, em geral não é aceita a nudez do visitante. Como gênero, o nu é um tema complexo de abordar pelas suas múltiplas variantes, tanto formais quanto estéticas e iconográficas, e há historiadores da arte que o consideram o tema mais importante da história da arte ocidental.
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Olympia de Édouard Manet (1863),
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A Olympia do Manet teve como inspiração a Vênus de Urbino do Ticiano.
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Venus de Urbino (1538) de Ticiano
A Vênus de Urbino do Ticiano teve como inspiração A Vênus Adormecida de Giorgione
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A Vênus Adormecida de Giorgione (1510)
A Olympia do Manet é a que foi pichada até o osso, ela representa uma imagem mais realista e crua. Na imagem de Manet fica subentendido que a nossa Olympia é uma cortesã "puta mesmo".
Dentro da arte o nu como podemos ver na discrição da wikipédia, "É considerado uma das classificações acadêmicas das obras de arte"
Manet rompe com a academia quando recria uma imagem que não se trata de um tempo passado ou uma ser mítico, assim seu registro é mais próximo de seu tempo, perde-se o caráter atemporal.
Fica claro também que não falamos só de pintura, falamos do papel da mulher na sociedade. A crítica atacava o fato de usar elementos "clássicos" em uma pintura realista com tema duvidoso.
Em 2006 Gabriel Abrantes, trás Olympia para a fotografia. Não acredito que seja uma releitura, pois o novo é apenas o aparato que cria a imagem, não a imagem. Mas a realidade se totaliza dentro do possível, a pintura vira um filtro. A fotografia composta de Gabriel é um segundo a mais da pintura, o gato preto acomoda se, as flores são entregues e posicionadas para a fotografia. Agora temos indícios de uma fotografia que parece fora do nosso tempo.
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Olympia I & II , 2006
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